Home Notícias Consignação de IRS/IVA

Consignação de IRS/IVA

Como vem sendo hábito, lembramos aos nossos Associados que também este ano podem conceder à Associação o benefício fiscal de 0,5 % do seu IRS anual, sem que isso constitua encargo para si próprio, já que é inteiramente suportado pelas Finanças.

Na altura do preenchimento da declaração de rendimentos de 2018, para efeitos de IRS, bastará colocar o NIF 501519530 no local que este ano vier a ser destinado para tal (nos últimos anos tem sido a folha de rosto).

Ao lado do NIF indicarão se pretendem conceder só 0,5% do IRS ou também 15% do IVA que terão direito a recuperar, se tiverem faturas de 2018 de restaurantes, reparações de automóveis, cabeleireiros e outros, registadas no e-fatura. De realçar que, neste último caso, já o benefício é dado pelo próprio, que deixa de receber, na liquidação do IRS, esse valor a que teria direito.

 A novidade deste ano é que é possível, antes da declaração de rendimentos, indicar qual a instituição a ser beneficiada. Isto pode ser feito até 31 de março e, para isso, há que entrar no Portal das Finanças e escolher “Serviços/Dados Pessoais Relevantes” e aí “Comunicar Entidade a Consignar IRS/IVA”.

É apresentada uma longa lista de entidades (por ordem alfabética), na qual deverá procurar (geralmente na página 17)

                                               ASSOC DE APOIO SOCIAL DA PORTUGAL TELECOM

Carregando então nessa linha, a instituição fica automaticamente selecionada para obter este benefício.

Por esta via não é possível indicar se o benefício é só de IRS ou também de IVA. Por ser o primeiro ano em que é dada esta possibilidade, a resposta a essa dúvida deverá ficar esclarecida apenas quando for possível aceder à declaração de IRS pré-preenchida.

Este processo será particularmente útil para quem pretenda aceitar o IRS automático, ou para quem saiba o nome da instituição que pretende beneficiar mas não o seu NIF.

Associação agradece desde já aos Senhores Associados que decidam conceder-lhe este benefício. E lembra que poderão também solicitar aos seus parentes e amigos igual colaboração.