Unidade de Cuidados Continuados

A Unidade de Cuidados Continuados (UCC) é uma das 3 valências do Centro Social de Santo António de Lisboa.

A UCC é um centro de acolhimento para doentes com internamento prolongado, necessitando de reabilitação e doentes em fase terminal, por forma a observar a dignidade que é devida á vida humana.

A UCC destina-se a doentes que já não encontram resposta em regime de internamento hospitalar e cuja recuperação não pode ser realizada na residência respectiva ou de familiares, designadamente por falta de meios técnicos e humanos. O objectivo primordial é prestar ao doente uma convalescença adequada.

A PT-ACS e a AASPT celebraram um Protocolo tendo em vista a utilização desta UCC, cabendo à PT-ACS caracterizar quais os beneficiários, inscritos nos planos de saúde por si geridos, passíveis de internamento nesta unidade e à Direcção Clínica da AASPT a decisão sobre o internamento.

O corpo clínico (médicos, enfermeiros e auxiliares) da UCC é reconhecido pela sua competência técnica e humana e pela dedicação demonstrada no exercício das suas funções.

A Unidade de Cuidados Continuados pode prestar assistência a 45 utentes dispondo para tal de 23 quartos devidamente equipados com todos os meios adequados (camas articuladas, gases medicinais, monitorização de parâmetros vitais, etc.), todos com casa de banho privativa.

A UCC dispõe de um número restrito de quartos para sócios e beneficiários inscritos nos planos de saúde geridos pela PT-ACS.